terça-feira, 25 de junho de 2013

Para cólica e gases: paciência

Atendendo a pedidos, hoje nosso papo será sobre cólicas e gases. Infelizmente, eu entendo um pouco sobre este assunto. Porque, sim, minha filha teve cólica até os 3 meses de idade. Sim, eu também não sabia o que fazer. E não, não há receita milagrosa para mandar pra longe essa dorzinha chata na barriguinha que tanto incomoda os bebês e que deixa mamães e papais à beira de um ataque de nervos.

Durante minha gestação, li alguns livros sobre cuidados com o bebê e participei de alguns cursos de gestante. Em todos eles, os palestrantes e autores eram praticamente unânimes em dizer que, para cólica, o remédio é o tempo. Até porque não existe um consenso na literatura médica sobre o que é realmente a cólica e o que causa todo esse incômodo. Alguns autores defendem que todos os bebês recém-nascidos sentem cólica, em maior ou menor grau. E isso se deve à imaturidade do sistema digestivo. Eu não sou médica nem profissional da área de saúde. Meu conhecimento sobre fisiologia e anatomia humanas se resume às aulas de Biologia que tive no colégio. Ou seja, falo como leiga total no assunto. Então, se você busca uma informação mais técnica, certamente esse blog não é a melhor fonte de pesquisa. Falarei aqui apenas o que aprendi na minha (in)experiência como mãe de uma única filha. E como cada bebê é um universo, o que serviu para minha filha pode não fazer nem cosquinha no seu bebê. Mas enfim, vamos deixar de enrolação. Vamos falar sobre as temidas cólicas e os gases, que também causam rebuliço na barriguinha dos pequenos.

É bem difícil identificar a cólica porque ela normalmente aparece quando o bebê é recém-nascido e quando a mamãe de primeira viagem ainda não conseguiu identificar se o choro do bebê é fome, sono, irritação ou dor. Mas, o corpinho do bebê dá alguns sinais. Segundo o que li e observei na minha filha, concluí o seguinte:

Quando o choro dela era contínuo e ela não acalmava mesmo no peito, com fraldinha trocada e sem sono e, além disso, quando mexia demais as perninhas, curvando-as pra frente na direção da barriguinha, eu imaginava que ela estava com gases. Para aliviar, colocava minha filha de bruços, com a barriguinha para baixo, sobre meu corpo ou sobre meu braço. Ela adorava ficar nessa posição: de bruços sobre o antebraço (de preferência, do papai, já que os braços fracotes da mamãe não aguentavam essa posição por muito tempo). Outra coisa que eu fazia e costumava aliviar era mexer suas perninhas. Fazia movimentos circulares com as pernas dela, como se ela estivesse pedalando uma bicicletinha imaginária. Depois de alguns minutos, ela liberava alguns gases e isso aliviava o incômodo. Também fiz compressa morna. Para isso, eu pegava uma fraldinha dela, passava com ferro quente, dobrava e colocava na sua barriguinha. Aqui, ressalto que é preciso ter bastante cuidado para não pôr a fralda quente em contato com a pele super sensível do bebê. Isso pode causar queimaduras.

Além dessas medidas, desde que minha filha nasceu, cortei do cardápio todos os alimentos "proibidos" para quem está amamentando: refrigerante, chocolate, café, feijão, batata, cebola. Até o leite eu tive que mudar. Passei a beber leite de soja ao invés de leite de vaca.

O pediatra da minha filha receitou dois medicamentos preventivos, para minimizar o incômodo causado pelos gases: Mylicon e Endorus. Antes de falar sobre os medicamentos, quero deixar claro, novamente, que não sou médica nem enfermeira e não tenho nenhum conhecimento na área de saúde. Sou apenas uma mãe que teve um bebê que sofreu com gases e cólicas. Lembro que a automedicação é perigosa até para adultos, imagina então para bebês recém-nascidos. Não aconselho nenhuma mamãe a comprar os medicamentos que cito aqui e dar para seus filhos. Conversem com o pediatra do bebê antes de oferecer qualquer coisa que não seja o leite materno. Mesmo os "inofensivos" chazinhos não devem ser oferecidos sem autorização do pediatra, pois podem conter substâncias que não fazem bem ao organismo do bebê.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?sa=X&biw=1760&bih=897&tbm=isch&tbnid=DdjMubdfZN8T4M:&imgrefurl=http://www.cliquefarma.com.br/preco/Mylicon&docid=zORUECZxbuTRYM&imgurl=http://www.cliquefarma.com.br/imagens/temp/ofertas/25/4804.jpg&w=300&h=300&ei=Y-7JUarxNbKJ0QHg4ICIBg&zoom=1&ved=1t:3588,r:0,s:0,i:88&iact=rc&page=1&tbnh=178&tbnw=189&start=0&ndsp=29&tx=20&ty=41

Mylicon é simeticona e atua no estômago e no intestino, rompendo as bolhas de gás e facilitando sua eliminação. Esse medicamento é indicado  para o alívio dos sintomas do excesso de gases no trato digestivo. Como Mylicon não é absorvido pelo trato gastrintestinal, não há perigoso de haver interação medicamentosa com outros com produtos que o bebê possa estar utilizando.

Combinado com Mylicon, minha filha tomava Endorus, que é mentha piperita, um medicamento fitoterápico que alivia cólicas e gases, além de ser expectorante. Para crianças abaixo de 2 anos, Endorus é utlizado somente para o efeito carminativo (alívio de gases e cólicas). Assim como o Mylicon, Endorus não reage com outros medicamentos.
 
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=&imgrefurl=http%3A%2F%2Fsitedamamae.com%2Fremedio-endorus-para-aliviar-as-colicas-do-bebe%2F&h=0&w=0&sz=1&tbnid=th5KIkkufB7IDM&tbnh=225&tbnw=225&zoom=1&docid=rN7yPZNhuHV09M&ei=TO7JUZrDNYO09QSI3oCABA&ved=0CAEQsCU

Estes dois medicamentos, Mylicon e Endorus, eram ministrados três vezes ao dia, como forma de prevenção. E percebi que realmente houve um alívio em relação aos gases. 

No entanto, às vezes mesmo tomando direitinho a medicação, minha filha tinha episódios de choro inconsolável. Percebia que ela esticava as perninhas e se arqueava para trás. Era diferente do movimento quando tinha gases, quando tentava levar as pernas para frente e se curvava, também para frente. Se nada aliviasse o incômodo (compressa, deixar de bruços, exercício da bicicletinha, banho morno), eu sabia que ela estava com cólica. E aí, só tinha um jeito: Buscopan gotas. Segundo a bula, Buscopan é um medicamento de ação rápida indicado para alívio dos espasmos do trato gastrointestinal. E realmente, era tiro e queda: o choro inconsolável ia embora como num passe de mágica e minha filhinha voltava a ser o bebê tranquilo de sempre.
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?sa=X&biw=1760&bih=897&tbm=isch&tbnid=bYHeskqoWzOjqM:&imgrefurl=http://www.telefarma.com.br/products/Buscopan-Gotas-20ml.html&docid=6AEMrb-nMDBqOM&imgurl=http://www.telefarma.com.br/product_images/b/580/Buscopan-Gotas-20ml__29567_zoom.jpg&w=800&h=800&ei=J-7JUZjuNIWs0AGo2IGYDA&zoom=1&ved=1t:3588,r:0,s:0,i:84&iact=rc&page=1&tbnh=188&tbnw=188&start=0&ndsp=27&tx=133&ty=49

Enfim, é bem difícil identificar e tratar cólica e gases. Acho que o principal conselho é tentar manter a calma. Sei que, às vezes, é bem difícil não se desesperar com um bebê chorando incessantemente por vários minutos, principalmente quando você está cansada e dormiu mal. Mas, acredite: se você se desesperar, seu bebê vai perceber seu nervosismo e ficará ainda mais angustiado, chorará mais e a situação que estava ruim, pode ficar ainda pior. Chorar compulsivamente deixa o bebê recém-nascido esgotado fisicamente e, além da dor da cólica, ele sentirá fome e exaustão. A boa notícia é que, por volta dos 3 meses de idade, as cólicas diminuem muito. Aliás, o 3º mesversário da minha filha foi o mais aguardado de todos. Risos... (Brincadeirinha!). Mas a verdade é que, com o tempo (que parece uma eternidade para as mamães), esses incômodos vão embora e tudo fica mais tranquilo.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Lenço Umedecido Turma da Mônica Huggies

O pior lencinho dos últimos tempos das últimas semanas. É assim que começo essa postagem para falar sobre o lenço umedecido Turma da Mônica Huggies. Já conversamos aqui sobre esse assunto, lembram? Na minha opinião, lencinho umedecido é um item indispensável quando se sai de casa com um bebê. Não vejo outra maneira mais prática de fazer a higiene dos pequenos na rua e, muitas vezes, também em casa. E o lencinho umedecido Turma da Mônica, ao contrário do que deveria ser, torna o momento da higiene do bebê um pequeno transtorno. 
Lencinho umedecido Turma da Mônica Huggies. Fonte: http://img.shoptime.com.br/produtos/01/00/item/112432/0/112432001SZ.jpg.


O problema já começa quando se tenta retirar o lencinho da embalagem.Os lencinhos são embalados entrelaçados uns nos outros. Isso permite que, ao retirar um lencinho, a ponta do outro já fique exposta. A vantagem desse sistema é que a mamãe não precisa ficar procurando a ponta do lencinho quando for usar o produto da próxima vez. Na teoria, deveria ser assim. Mas na prática, já aconteceram duas situações bem diferentes comigo:

1. A ponta do lencinho seguinte se perde. E não é fácil retirar outro lencinho de dentro da embalagem sem estar com a ponta para fora. A gente precisa pinçar o lencinho e, acreditem se quiser, quando se faz isso, o lencinho simplesmente rasga! Isso mesmo. Fica um buraco no meio do lencinho, diminuindo sua área útil e obrigando a mamãe a usar 2, 3 ou até mais unidades para limpar o bumbum do bebê. Não sei se isso é tática para se consumir mais, mas é irritante você estar com uma mão segurando as perninhas do bebê e com a outra tentando por vários minutos retirar o lenço da embalagem e, quando consegue, o lenço vem rasgado.

2. Quando a ponta não se perde, saem vários lenços de uma vez só. Vejam na imagem seguinte. Puxei um lencinho e saíram outros dois agarrados nele. Não sei se isso acontece porque o lenço é muito úmido e acaba grudando um no outro. Só sei que também me irritou ter que colocar os lencinhos fujões de volta no pacote.
 
Lencinhos entrelaçados.


Vários lenços retirados de uma vez.




A fragrância do lencinho Turma da Mônica Huggies é bem forte e isso também me desagradou. Segundo o fabricante, trata-se da fragrância bronopol. Na minha opinião, produtos para bebês devem ser inodoros ou, no máximo, ter cheiro suave. 


Os lencinhos não são nem um pouco resistentes. Rasgam facilmente quando se tenta retirá-los da embalagem. Vejam as imagens abaixo: puxei o lencinho sem fazer muita força e ele se rasgou em várias partes. Com as outras marcas testada, o lencinho no máximo se deformava, mas nunca rasgava.


Pouco resistente.

Rasga muito fácil.

A textura dos lenços não é boa. Achei todos muito espessos e duros e acredito que possa ser agressivo para a pele de bebês pequenos, especialmente os recém-nascidos (a marca possui uma linha especial para recém-nascidos). A vantagem do lencinho espesso é que a mamãe não corre o risco de se sujar ao limpar o bebê. Esteticamente, os lencinhos são bonitos, pois há desenhos fofinhos neles.
Desenhos bonitos no lencinho.

O lencinho Turma da Mônica Huggies é umedecido a base de água e não à base de álcool etílico, que agride e resseca bastante a pele. Segundo o fabricante, o produto é composto por suaves fibras naturais, sendo mais delicado para a pele sensível do bebê. Além disso, possui vitamina E e aloe vera, o que acalma a pele irritada do bebê.
 
Sem álcool etílico e dermatologicamente testados.



Os lencinhos são dermatologicamente testados e produzidos de forma a minimizar o surgimento de alergias nos bebês. Em todo caso, é sempre bom ficar atenta à resposta do bebê ao uso do produto. Caso haja algo diferente na pele da criança, o mais sensato é suspender o uso do produto ou substituir por lencinho de outra marca/composição química.
 
A dimensão dos lencinhos é boa e vêm especificada na embalagem: 18,7 cm por 16,1 cm. Se não rasgasse tão fácil, daria para usar apenas um para limpar o xixi do bebê.

A maior vantagem dos lencinhos Turma da Mônica Huggies é a embalagem, que possui a exclusiva tampa flip top, mantendo a umidade dos lencinhos por mais tempo. Em todas as outras marcas que testamos, a embalagem é fechada com adesivo e, caso perca a cola, os lencinhos ressecam. Com o lencinho umedecido Turma da Mônica Huggies isso não acontece. Basta fechar a tampa até se ouvir o clique.

Exclusiva tampa flip top.

Aba que facilita a abertura da embalagem.

A embalagem realmente fica bem fechada.

Há um adesivo que protege os lencinhos e que pode ser retirado no primeiro uso.

Lencinhos úmidos por mais tempo.

A maior vantagem do lencinho é a tampa flip top.
Dentre os lencinhos de melhor qualidade, o produto da Turma da Mônica Huggies nem é o mais barato para justificar tanta falta de qualidade. Vejam na tabela abaixo que os lencinhos das marcas Baby Bath, Johnson & Johnson e Pom Pom Protek Baby são mais baratos e muito melhores que os lencinhos Turma da Mônica Huggies. Somente as marcas Pampers (Regular e Sensitive) e Bebê Natureza são mais caras que a Turma da Mônica Huggies, mas isso não é muito real já que se gasta várias unidades por uso, ao contrário do que acontece com as outras marcas que já testamos aqui. Ou seja, é um barato que sai caro. Por aqui, o lenço umedecido Turma da Mônica Huggies foi reprovado "com louvor".
Tabela com preços dos lencinhos testados até agora. Fonte de consulta: https://www.baby.com.br/, exceto para a marca Bebê Natureza, que não é vendida nesta loja. Comprei o pacote com 50 unidades na loja Baby Center, mas encontrei na internet por R$ 6,99 (http://www.lojasrede.com.br/lenco-umedecido-bebe-natureza-rosa-com-50-unidades-16639.aspx/p).



Lencinho umedecido Turma da Mônica Huggies:
Vantagens: tampa flip top garante umidade por mais tempo, tamanho adequado, estampa bonita, sem álcool etílico, possui aloe vera, dermatologicamente testado, preço.
Desvantagens: rasga muito fácil, gruda um no outro e não sai fácil da embalagem, se desfaz ao ser pinçado para sair da embalagem, muito espesso, aroma muito forte e desagradável.

Preço: R$ 7,90 (embalagem com 48 unidades)

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Dedeira Lillo

Já conversamos aqui sobre a higiene bucal dos bebês maiores de 6 meses. Hoje vamos falar um pouco sobre a dedeira, acessório utilizado para fazer a higiene da boquinha dos bebês menores.
Dedeira Lillo. Fonte: http://www.dkbebe.com.br/dedeira-massageadora-transparente-lillo,p,0032650004,143.aspx


Até minha filha completar 6 meses de idade, usávamos a dedeira da Lillo para fazer a limpeza dos seus dentinhos. Ela é indicada para crianças a partir do nascimento. Aliás, os cuidados com higiene da boca devem começar muito antes de os primeiros dentinhos surgirem. Quando minha pequena era recém-nascida, eu usava apenas uma gaze molhada na água fervida que eu deixava na garrafa térmica para limpar sua boquinha, especialmente a língua que ficava com alguns restinhos de leite. Quando ela completou 2 meses e deixou de ser recém-nascida, passamos a usar a dedeira. 
Dedeira Lillo.

Dedeira Lillo.


A dedeira da Lillo é fabricada em silicone antialérgico, além de ser macia, elástica e atóxica. A dedeira não tem cheiro nem gosto, além de não se deformar. As "cerdas" de silicone são muito macias, não machucam a boquinha delicada do bebê e além de removerem os resíduos de leite, também massageiam a gengiva, proporcionando alívio para aquele período em que os primeiros dentinhos estão rompendo a gengiva.

 
Cerdas macias.




Maleável mas não se deforma.

A dedeira pode ser esterilizada. Aliás, acho que ela deve ser esterilizada para evitar riscos de contaminação.
 
Pode ser esterilizada sem prejudicar as cerdas.

É muito simples usar a dedeira: basta colocar o dedo indicador no orifício e fazer movimentos suaves na boquinha do bebê.
 
Fácil de usar.

A dedeira Lillo é aprovada pela Associação Brasileira de Odontologia.

Hoje em dia, como vocês sabem, minha filha já usa escova de dentes, mas sua dedeira não foi aposentada. Ela serve como tampa para a escova de dentes da MAM que não possui proteção. Risos...


Dedeira Lillo

Vantagens: feita em silicone, cerdas macias, inodora, insípida, não se deforma, fácil de usar, pode ser esterilizada.
Desvantagens: nenhuma até o momento.
Preço: R$ 15,00

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Escova de dentes MAM

Como já tenho em casa uma "mocinha" cheinha de dentinhos (e que completa 10 meses hoje. Êêêê...), chegou a hora de conversarmos sobre escova de dentes. Farei outra postagem sobre a dedeira (destinada à higiene bucal de bebês menores de 6 meses) para as mamães gravidinhas que ainda estão na dúvida sobre a necessidade desse acessório e para as mamães dos bebês menores, certo? Bom, a escova de dentes MAM que usamos aqui em casa é recomendada para bebês acima de 6 meses. Mas acredito que, se seu bebê tem mais de 6 meses e nenhum dentinho na boca, não vejo necessidade em introduzir a escova dental. Acho que pode até machucar a gengiva. Talvez seja melhor continuar fazendo a higiene bucal com a dedeira ou uma gaze molhadinha mesmo. Como os primeiros dentinhos da minha filha nasceram aos 3 meses de idade, ela começou a usar a escovinha aos 6 meses mesmo. 
Escova de dentes MAM.
Escova dental MAM - a partir de 6 meses.

A escova de dente MAM tem cerdas extramacias, finas e flexíveis, algo essencial quando se trata da boquinha delicada de um bebê, não é? A cerda precisa ser macia o suficiente para não machucar a gengiva e a parte interna da boca. Caso contrário, além de machucar o bebê, ele pode passar a detestar o momento da escovação. As cerdas também são arredondadas. A cabeça da escova é pequena para caber na boquinha do bebê, arredondada e emborrachada, evitando lesões nos tecidos internos da boca.
Cabeça pequena, cerdas extramacias.

Cabeça pequena, cerdas extramacias.

O cabo extralongo permite que os pais e o bebê segurem juntos a escova de dentes. Isso é muito legal, especialmente para bebês maiores, e pode transformar o momento da escovação numa brincadeira divertida, além de os pais poderem instruir as crianças sobre os movimentos corretos da escovação. O cabo é anatômico e emborrachado, evitando que a escova escorregue facilmente.
Cabo longo.

Cabo anatômico.

Cabo emborrachado.


Outra vantagem da escova de dente MAM é sua composição: cabo em polipropileno coberto parcialmente por elastômero termoplástico. Ou seja, é livre de bisfenol A (BPA free) e pode ser esterilizada sem riscos para o bebê, tornando esse acessório ainda mais higiênico. As cerdas são feitas em poliamida.
Livre de bisfenol A.

A extremidade da escova possui texturas diferentes. Na frente, há linhas em alto relevo. Nas costas, há bolinhas. Além de massagear e limpar a gengiva do bebê, funciona como limpador de língua.
Texturas diferentes funcionam como massageador e limpador de língua. Na frente, linhas horizontais.

Texturas diferentes funcionam como massageador e limpador de língua. Nas costas, bolinhas.

No mercado, está disponível nas cores rosa e azul. Poderia haver mais variedades de cores, na minha opinião.

A única desvantagem da escova de dente MAM, na minha opinião, é o fato dela não possuir um protetor para as cerdas. Uma sugestão para o fabricante seria produzir uma tampa em polipropileno que encaixasse na parte superior da escova, protegendo-a ainda mais de contaminação pelo meio ambiente. Uma dica para as mamães é jamais deixar a escova do bebê (aliás, qualquer escova dental) sem proteção no banheiro. Banheiro é um ambiente contaminado e certamente as cerdas abrigarão todo tipo de sujeira se não estiverem protegidas. Outra dica importante é sempre fechar a tampa do vaso sanitário para dar descarga, minimizando o efeito spray causado pelo jato forte de água, que sobe em todas as direções e fica impregnado em toalhas, tapetes e, vejam só, até nas cerdas das escovas de dentes. Eca! Assunto nojentinho, mas é preciso falar.

Escova de dentes MAM
Vantagens: cerdas extramacias e arredondadas, BPA free, cabo longo, anatômico e emborrachado, limpador de língua e massageador de gengiva.
Desvantagens: pouca opção de cores, falta de uma tampa protetora.
Preço: R$ 12,90.


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Bolsa térmica Nuk

Hoje vamos falar sobre bolsa térmica. Bom, como o nome diz, esta bolsa foi desenvolvida para transportar e conservar os alimentos do bebê na temperatura ideal (quentes ou frios). Ou seja, é um item bastante útil para quem costuma passear com o bebê e quer levar os alimentos já na temperatura em que serão consumidos, seja um suquinho natural ou uma papinha de legumes já quentinha. Confesso que nunca usei a bolsa térmica que temos para transportar alimentos quentes pois tenho medo que estraguem. Deixa eu explicar: a bolsa térmica da Nuk garante conservação da temperatura por até 4h, considerando a perda natural de calor. Mas esta duração foi testada com temperatura exterior de 20ºC. Mas, gente, moro em Fortaleza. Quando que a temperatura exterior é 20ºC? Só no dia de São Nunca, né? Ou seja, provavelmente os alimentos dentro da bolsa são conservados por menos tempo, talvez 2h30 ou 3h. Por isso, a mamãe neurótica aqui tem receio de levar almoço e jantar pra filhotinha quando vamos sair pra algum lugar onde não há geladeira (tipo um parque). Acabo optando pelas papinhas industrializadas, os famosos potinhos. Aí você pensa: então bolsa térmica é um item dispensável da lista de enxoval, correto? É, cara amiga mamãe, a bolsa térmica é totalmente dispensável... até que seu bebê adoece e precisa tomar antibiótico. Não sei se todos os antibióticos líquidos requerem o mesmo procedimento de conservação porque, graças a Deus, não tenho experiência em tomar ou administrar esse tipo de medicamento. Mas por conta de uma tosse chata que não cessava, minha pequena teve que entrar no antibiótico, pela primeira vez em sua curta vidinha de 9 meses. E o tal do antibiótico me deixou tensa: tem que ser administrado de 12h em 12h, com pontualidade britânica. Além disso, precisa ser conservado sob refrigeração e descartado após 7 dias de uso. Que medo fiquei desse remédio, cruz credo! Ajustei meus horários para dar a primeira dose em casa. O problema é que 12h depois da primeira dose, provavelmente estaríamos presos no trânsito tentando chegar em casa. Foi então que a super bolsa térmica Nuk entrou em ação. Foi nela que transportei o antibiótico da minha filha no percurso casa-creche-trabalho-creche-casa.
Bolsa térmica Nuk.

Bolsa térmica Nuk.

A bolsa térmica possui uma grande alça ajustável (podendo ser levada no ombro a tiracolo ou traspassada pelo peito) e ainda um gancho para ser pendurada em carrinhos que possuem alça para esse tipo de gancho. A alça é preta, o que me agradou pois certamente esconde a sujeira. Risos... Além disso, há uma alça menor na parte superior e a bolsa pode ser carregada na mão.
Gancho para prender ao carrinho e alça ajustável.

Alça para carregar na mão.

A bolsa possui dois zíperes, o que facilita ainda mais sua abertura. O zíper é bem grande, permitindo que a aba superior seja totalmente aberta e que a mamãe tenha total acesso à parte interna da bolsa.
Dois zíperes.

Bolsa aberta.

Abertura grande.


E falando sobre a parte interna, essa foi a melhor bolsa térmica que já vi. Além de possuir dois bolsos laterais, há também dois elásticos para permitir o transporte de mamadeiras, garrafinhas e afins na posição vertical sem que haja risco de derramamento de líquidos. Por ser ampla, a parte interna permite o transporte de duas mamadeiras de 300mL e acessórios.
 
Ampla parte interna.

A bolsa é feita em poliéster e PVC, de forma que seu revestimento é lavável, impermeável e muito fácil de limpar.

A bolsa está disponível em três cores: vermelho, cinza e azul marinho. 
Três cores disponíveis. Fonte: http://www.lazershop.com.br/praia-piscina/isotermicos/bolsa-termica/bolsa-termica-nuk/?utm_source=google_shopping&utm_medium=cpc&utm_campaign=comparadores&gclid=COym_v274bcCFSVk7Aodh3MApA.


Bolsa térmica Nuk
Vantagens: mantém temperatura conservada por até 4h (desde que a temperatura exterior seja de 20ºC), alça regulável, gancho, alça para mão, dois zíperes, parte interna ampla, dois bolsos laterais, dois elásticos para transporte de líquidos, lavável, impermeável.
Desvantagens: talvez o preço seja um pouco salgado.
Preço: R$ 75,50.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Paninho de boca

Quem já teve bebê sabe: mesmo com a invenção maravilhosa (talvez o meio ambiente discorde) das fraldas descartáveis, as fraldas de pano são sempre úteis. Elas são usadas para praticamente tudo: forrar trocador, forrar o local onde você vai deitar o bebê caso saia para a casa de algum familiar, cobrir sua roupa quando for pegar o bebê recém-nascido no colo, limpar a babinha do pequeno quando os dentinhos começam a nascer... Enfim, são muitas utilidades e eu acho que é importante ter ao menos 10 fraldas de pano disponíveis, afinal nunca se sabe quando uma vai cair no chão. E aqui o lema é: usou, lavou. Caiu no chão, então? Vai direto pro tanque. Além das fraldas de pano, cueiros, mantas e paninhos de boca são importantes. Hoje vamos falar sobre este último item: panos de boca.

Panos de boca são paninhos que, como o nome diz, servem para limpar a boquinha do bebê. É uma espécie de fralda, mas em tamanho menor, para limpar baba ou possíveis golfadas. Algumas são feitas do mesmo tecido da fralda, outras são de algodão, outras atoalhadas. Vou mostrar aqui alguns panos de boca usados pela minha filha.

Adquiri o conjunto de 3 panos de boca da Tribeca Enxovais no site do Multiplus (troquei pontos do cartão de crédito por alguns itens do enxoval, esse foi um deles), mas acho que é possível comprar normalmente pela internet. Como vocês podem ver pelas imagens, são três panos de boca, decorados com uma joaninha e com a barra vermelha de bolinhas brancas. 
 
Conjunto de 3 panos de boca Tribeca Enxovais.


Pano de boca Tribeca Enxovais.

O pano de boca tem duas faces: uma delas é atoalhada, caso você queira enxugar o bebê ou precise de uma absorção melhor. O outro lado (costas) é mais macio, para ser usado em bebês menores, com pele mais sensível. 
Frente atoalhada.

Costas e frente.

Costas e frente.

Costas lisas.

Costas e frente.

O pano de boca Tribeca Enxovais é feito 100% de algodão. Isso é muito importante pois devemos evitar contato de tecidos sintéticos com a pele do bebê, minimizando possíveis riscos de alergia.
 
100% algodão.

Outra vantagem do pano de boca da Tribeca Enxovais é seu tamanho. Percebam pela imagem abaixo que ele é o maior dos panos de boca que tenho. Não medi com uma fita métrica as dimensões, mas nota-se que ele é bem maior que os paninhos de boca convencionais.
O maior pano de boca é o da Tribeca Enxovais.


Talvez a única desvantagem do pano de boca da Tribeca Enxovais seja a falta de uma alça para prender o pano à chupeta. Para mim, isso não faz a menor diferença. Aliás, eu nunca prendi a chupeta da minha filha à fralda. Acho bastante arriscado deixar a criança com aquela fralda pendurada, correndo o risco de tropeçar e se machucar seriamente (já vi isso acontecer). Então, para mim, a existência da alça é totalmente dispensável.

Já o paninho de boca da Kafka Baby (é uma loja que vende enxovais para bebês aqui na minha cidade, não sei se existe em outros locais do Brasil) é bem gracioso. Tenho vários modelos diferentes, com diversos bordados, todos lindos. A desvantagem é o fato desse ser o menor paninho de boca que tenho. Se for usado só para limpar a baba que escorre da boquinha do bebê, ele é ótimo. Mas se seu bebê golfa muito, talvez esse paninho pequeno não dê conta. Acredito que existam outros modelos de pano de boca maiores da Kafka Baby. Os panos que tenho foram todos lembranças de eventos para gestantes, então acredito que seja o modelo mais simples. O paninho possui alça para chupeta e, por ser pequeno, talvez não seja arriscado prendê-lo à chupeta da criança, já que dificilmente ela tropeçará no pano (preso à chupeta, acredito que o pano não chegue nem na cintura da criança).
Pano de boca Kafka Baby.

Bordado gracioso.

Alça para prender a chupeta.


Também usamos aqui o pano de boca da Top Collori. Ganhamos de presente um conjunto com 3 unidades. Ele é feito 100% de algodão, o que é um ponto positivo. O paninho tem um bordado na frente e uma barra colorida. Vocês podem ver pela imagem que o pano de boca da Top Collori é bem menor que o da Tribeca Enxovais. Comparando com o pano de boca da Kafka Baby, ele possui a mesma altura, mas é mais largo. Uma vantagem que os outros panos de boca não possuem é o fato deste modelo ser dupla face. Vejam pela imagem, são dois retângulos de algodão costurados um ao outro formando o paninho de boca. Isso o torna mais espesso e a absorção acaba sendo mais eficiente.
Pano de boca Top Collori.
Dupla face, ótima absorção.

100% algodão.

Temos outros modelos em casa, mas só fotografei esses três. Então, mamães de primeira viagem que estão preparando o enxoval, não esqueçam de colocar paninho de boca como item a ser adquirido (aconselho a comprar ao menos 5 unidades).


Pano de boca Tribeca Enxovais:
Vantagens: Possui o maior tamanho, duas faces: uma atoalhada e a outra lisa, 100% algodão, decoração bonita, barra colorida.
Desvantagens: não possui alça para prender à chupeta.

Pano de boca Kafka Baby:
Vantagens: possui lindos bordados, 100% algodão, alça para prender à chupeta.
Desvantagens: muito fino e pequeno (talvez outros modelos desta marca sejam maiores).

Pano de boca Top Collori:
Vantagens: largo, 100% algodão, dupla face.
Desvantagens: não possui alça para prender à chupeta.