terça-feira, 30 de abril de 2013

Fralda Pampers Total Confort

A Fralda Pampers Total Confort é o modelo de qualidade intermediária da Pampers. Os outros modelos são a Supersec, a mais simples, e a antiga Noturna, que agora virou Pampers Premium Care (em breve vamos conversar a respeito). 

A cobertura externa da fralda Pampers Total Confort é feita com tecido, garantindo mais conforto e arejamento ao bumbum do bebê.
Cobertura externa. Costas (esquerda) e frente (direita).

A absorção da fralda é boa e, segundo o fabricante, resiste por até 12h de uso. O sistema de absorção (região em verde) possui 4 camadas, garantindo um bebê mais sequinho por mais tempo. Realmente, ao retirar a fralda da minha filha, são raras as vezes em que percebo sua pele úmida. A fralda possui loção Dermacrem, que protege a pele do bebê. O centro da fralda é ultrafino, absorvendo o xixi mesmo com menos camada de fralda. Isso, certamente, traz mais conforto ao bebê, além de permitir menos abafamento da pele delicada dos pequenos.
Boa absorção. Loção Dermacrem.

Proteção por até 12h.
A parte externa da fralda fica amarelada depois de absorver uma certa quantidade de xixi. Esse é um ponto positivo pois permite que a mamãe perceba a hora de trocar a fralda do bebê antes dela vazar.

Assim como todos os modelos testados até agora (Pampers Supersec, Pampers Recém-Nascido, Turma da Mônica Soft Touch Max e Pom Pom Top Confort), a Pampers Total Confort possui barreiras antivazamento. Mas, assim como todos os modelos testados, a Total Confort também vazou. Não sei mais o que fazer para deixar minha filha sequinha à noite. Antes, eu trocava sua fralda às 19h, dava a mamadeira em seguida e a colocava no berço. Na última mamada do dia, entre 22h30 e 23h, ela está dormindo profundamente e eu não mexia mais na fralda, para não acordá-la (pense numa bebê com sono leve!). Resultado: no dia seguinte, bem antes das 5h, ela acordava molhada. Com cerca de 9h, 10h de uso, a fralda vazava. Resolvi que, já que ela vai acordar mesmo (pela fralda vazada) e nos acordar juntos, vou trocar a fralda dela na hora da última mamada. Assim, ela volta a dormir rápido (mamadeira é um sonífero pra ela) e a gente não é despertado às 4h da madrugada por um bebê reclamando (e com razão) do desconforto da fraldinha encharcada. Então, agora, a fralda é colocada entre 22h30 e 23h e retirada às 5h. São cerca de 6h, 6h30 de uso. O resultado? A fralda continua vazando :-( Mesmo o modelo Pampers Noturna e Diurna (postagem futura) também vazou com menos de 7h de uso. O tamanho da fralda está correto (minha filha tem 2kg a menos que o limite de faixa de peso indicado pelo fabricante). Outro dia, fui visitar a filhinha recém-nascida de uma amiga e, de repente, no meio da visita, sinto aquele líquido quentinho escorrendo pela minha perna. Era a fralda Pampers Total Confort da minha filha vazando após 2h de uso. Isso mesmo, você leu certo: duas horas de uso e a fralda vazou como uma cascata.
Barreiras antivazamento ineficientes.


As fitas para prender a fralda são reajustáveis, permitindo melhor ajuste para o bebê. Além disso, elas grudam e desgrudam quantas vezes forem necessárias. As abas são elásticas (Laterais Centopéia Flex), o que ajuda a ajustar a fralda certinha ao corpo do bebê, dando mais liberdade de movimento e, teoricamente, minimizando os riscos de vazamento. Vejam abaixo:
Laterais Centopéia Flex.


Um dos pontos negativos dessa fralda é a ausência de elástico na cintura. Na verdade, a única fralda que conheço que tem esse ajuste é a Turma da Mônica Soft Touch. Isso é ótimo, porque deixa a fralda bem ajustada ao corpinho do bebê, impedindo eventuais vazamentos por cima.
Fralda sem elástico na cintura.


Na minha opinião, o maior diferencial da Pampers Total Confort é a flexibilidade da fralda.
Diferentemente dos modelos Turma da Mônica Soft Touch e Pom Pom Top Confort, que são espessas e pouco maleáveis, a Pampers Total Confort é bem flexível. Coloquei as três fraldas na mesma posição. A Pampers se dobra bem mais que as outras duas.
Da esqueda para a direita: Pampers, Pom Pom e Turma da Mônica.

Vejam como a Pampers (em primeiro plano) é bem mais maleável.


Fralda Pampers Total Confort
Vantagens: barreiras antivazamentos, camada absorvente com loção Dermacrem, velcro macio que não perde a cola facilmente, abas laterais ajustáveis (Laterais Centopéia Flex) 12h de uso (pode ser usada à noite), indicador de hora de troca.

Desvantagens: ausência de elástico na cintura, barreira antivazamento não é eficiente.

Preço: R$ 40,00 (pacote com 58 unidades)

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mamadeira Kuka Big Natural 240 ml - Bico Universal


Hoje o assunto é mamadeira. Alguns especialistas não recomendam o uso desse produto. A indicação do Ministério da Saúde é o aleitamento exclusivo até o 6º mês de vida do bebê. E após essa idade, o bebê deve complementar as mamadas com alimentos sólidos próprios para cada faixa etária. Não vou discutir aqui a questão do aleitamento exclusivo (podemos falar sobre isso mais tarde), mas acredito que nada é 100% verdade. O pediatra da minha filha me orientou a introduzir sucos e frutas antes dela completar 6 meses de vida e não vi absolutamente nenhum problema em seguir essa indicação. Ela aceitou muito bem tudo o que foi oferecido, não apresentou nenhuma alergia e seu intestino passou a funcionar muito melhor depois que conheceu o mundo mágico das frutas. Mas é como eu disse: o assunto dessa postagem é a mamadeira e não aleitamento. Segundo alguns profissionais, após o desmame deve-se oferecer líquidos (leite, água e suco) ao bebê utilizando um copinho ou colher. Essa também é a indicação para bebês menores de 6 meses que, por algum motivo, não podem ser amamentados, inclusive para bebês prematuros. A justificativa para isso é que, como é mais fácil sugar o bico da mamadeira do que o seio, o bebê que usa mamadeira irá rejeitar o peito da mãe. Além disso, a mamadeira pode acumular sujeira e acarretar problemas de saúde ao bebê. Eu discordo dessas orientações. Se a mamãe seguir as normas de higiene e instruções de lavagem e esterilização dos utensílios como o fabricante indica, a mamadeira não será depósito de bactérias e germes, com toda certeza. Além disso, eu tinha medo de minha filha engasgar tomando leite no copinho. Não é fácil controlar o fluxo de líquido em um copo, diferentemente da mamadeira. E a questão da rejeição ao seio é algo muito particular de cada bebê. Com minha filha, isso não aconteceu. Como falei rapidamente aqui, eu retirava meu leite para dar à ela na mamada da madrugada e sempre usei a mamadeira pra isso. E para minha felicidade, tanto fazia oferecer mamadeira com bico universal, bico ortodôntico ou meu seio, ela mamava o que tivesse leite pela frente. Risos... 
 
Fonte: http://www.drogaexxa.com.br/mamadeira-kuka-big-natural-1510.html

A mamadeira Kuka Big Natural 240 mL com bico universal foi uma ótima aquisição que fiz. Adoro as mamadeiras “gordinhas” pois são bem mais fáceis de limpar e de acertar o medidor de leite. Esse modelo possui gargalo sem bordas ou rebarbas, o que o torna higiênico e dificulta o acúmulo de resíduos. A única parte chata em usar mamadeiras “gordinhas” é que não acho porta-mamadeira em que elas caibam. Por isso, para sair, levo mamadeiras com largura “convencional” mesmo, dentro do porta-mamadeira.

Mamadeira Kuka de gargalo largo.
 
Capacidade para 240 mL.

A escala da mamadeira é feita por setinhas e fica um pouco difícil de colocar a quantidade de água correta. As outras mamadeiras da minha filha, inclusive outros modelos da Kuka, possuem tracinhos como escala e acho mais fácil acertar a quantidade de água nestes modelos. Observem que o 240 da escala está apagando.

O corpo da mamadeira e sua tampa são feitos em polipropileno, ou seja, são livres de bisfenol A (BPA free), além de serem inquebráveis, atóxicos e esterilizáveis, suportando temperaturas de até 121º C. A mamadeira é aprovada pelo INMETRO.

Sem bisfenol A.

A mamadeira possui disco de vedação, permitindo o transporte de líquidos sem risco de derramar e, também, possibilitando o preparo do leite na própria mamadeira. O disco de vedação também é feito em polipropileno e é colorido (o que facilita ser achado dentro da caixa de utensílios do bebê). 
Disco de vedação colorido.

O bico é feito de silicone atóxico, portanto é hipoalergênico, inodoro, insípido, transparente e fácil de higienizar. O modelo que comprei vinha com bico para líquidos de média consistência, ou seja, para leite. Procurei o bico para líquidos engrossados, pois minha filha adora vitamina de fruta, mas não encontrei nenhum da marca Kuka para vender. O fabricante não recomenda aumentar o furo do bico, sob risco de provocar asfixia no bebê.
Bico de silicone.

Bico universal. Este modelo possui opção de bico ortodôntico.


O corpo da mamadeira possui desenhos muito bonitos, a mamadeira é realmente uma fofura!
Desenhos fofos.

A maior desvantagem que encontrei nessa mamadeira foi a tampa. Não sei se a tampa é curta demais, mas não é fácil encaixá-la no corpo da mamadeira. É preciso fazer força para isso. Já testei fechar a mamadeira com tampas de outras marcas (Nuk, por exemplo) e ela fecha sem problemas, mas com a tampa da própria mamadeira eu encontro dificuldade. Não há um sistema de “click” entre a tampa e o corpo da mamadeira.

Tampa difícil de fechar.

A mamadeira possui corpo, rosca, disco de vedação, bico e tampa.

Mamadeira Kuka Big Natural 240 ml - Bico Universal

Vantagens: gargalo largo, fácil de higienizar, BPA free, inquebrável, atóxica, disco de vedação colorido, bico de silicone, aprovada pelo INMETRO.

Desvantagens: a tampa não fecha facilmente. Não cabe em todos os modelos de porta-mamadeira. A escala da mamadeira apaga com o tempo e não é prática.
Preço: R$ 22,00.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cadeira de balanço Bright Starts Fun on Safari



No universo dos produtos para bebês, alguns supérfluos se revelam bastante úteis. Um deles é o escorredor de mamadeiras, como já conversamos aqui. Outro “supérfluo útil” (menos útil do que o escorredor de mamadeiras, na minha opinião, mas ainda útil) é a cadeira de balanço. Infelizmente, aqui no Brasil, cadeiras de balanço, vibratórias ou cadeiras de descanso para bebês ainda são caríssimas. Qualquer modelo simples não custa menos de R$ 150,00. Se a cadeira balançar ou vibrar, então, o preço ultrapassa os R$ 250,00 brincando. Felizmente, tive a oportunidade de comprar este item para minha filha fora do país, pagando um preço justo e não sofrendo a sensação de ser explorada.
 
Fonte: http://www.hushbabies.com/product/19312/bright-starts-fun-on-safari-portable-swing.html

A cadeira de balanço Bright Starts Fun on Safari é recomendada para bebês entre 3 kg e 11 kg. 
Visão frontal.

Visão superior.


O assento da cadeira pode ser colocado em duas posições: deitada ou inclinada. Até que o bebê consiga sustentar a cabeça sem apoio, o fabricante recomenda o uso do assento sempre na posição deitada. Minha filha já tem 8 meses de idade, então costumo colocá-la no assento inclinado e, caso ela durma, mudo a posição para deitada. Essa operação pode ser feita com a criança no assento: basta pressionar dois botões que existem em cada lado do balanço e pronto, o assento é facilmente reclinado.
Posição inclinada.

Posição deitada.

Botão para mudar inclinação do assento.

Há três botões de controle no balanço: 


Botões de controle.
  • Um deles, com o símbolo de uma nota musical, serve para se colocar música para tocar. Basta pressionar o botão e a canção pode ser ouvida. Ao se pressionar novamente o mesmo botão, o volume aumenta. Pressionando-se outra vez, a música é desligada. Ao pressionar novamente, ouve-se outra canção. Existem 6 melodias calmantes com controle de volume no repertório.
    6 melodias disponíveis com controle de volume.
  • O segundo botão, com o símbolo de um relógio, serve para programar o balanço da cadeira. Existem 3 opções de tempo disponíveis: 15 min, 30 min ou 45 min. Ou seja, se você quer que o bebê seja balançado por 15 min, basta pressionar o botão do tempo uma vez. Uma luz verde se acenderá indicando a opção escolhida. Pressionando-se duas vezes o mesmo botão, a cadeira será programada para balançar por meia hora. Caso o botão do tempo não seja acionado, a cadeira irá balançar até ser desligada.
Timer do balanço.

Luz indicativa de programação para 15 min.
 
Acionamento do timer.
 
Luz indicativa de programação para 30 min.
 
Luz indicativa de programação para 45 min.
 
  • O terceiro botão controla a amplitude do balanço. Uma seta no girador indicará a menor amplitude (bolinha branca menor à esquerda) ou maior amplitude (bolinha branca maior á direita). Colocando a seta na bolinha vazada, o balanço é desligado. A tecnologia TrueSpeed permite que a cadeira reconheça automaticamente o peso do bebê e ajuste o balanço para manter a velocidade constante.
Controle de velocidade.

Seta indicativa da velocidade escolhida.

A cadeira possui cinto de segurança de cinco pontos. Ou seja, é bastante segura. O cinto é bem fácil de prender e é protegido por duas abas que se fixam entre si através de velcros. Isso evita que uma criança mais ativa se desprenda do cinto e saia da cadeira. 
 
Cinto de segurança de 5 pontos.


Aba que protege o acesso ao cinto.

Velcro para fixar aba.

Cinto de 5 pontos.

Cinto de fácil manuseio.

O cinto de segurança possui regulagem de altura nos ombros, em 3 posições, permitindo o uso do produto por bebês de várias estaturas.
Regularem de altura do cinto: 3 posições disponíveis.
 
Regulagem de altura do cinto de segurança.



O assento é feito de material macio, dando conforto ao bebê que pode, inclusive, usar a cadeira para tirar sonecas ao longo do dia. O tecido do assento possui uma linda estampa, tornando a cadeira visualmente bonita. O tecido pode ser removido e lavado.
Estampa bonita, tecido lavável.
  
Há também um suporte para brinquedos, uma espécie de móbile, eu vem com dois itens: um leão de plástico, amarelo; e um chocalho amarelo com vermelho, com bolinhas que fazem barulho ao serem giradas e distraem o bebê. O suporte é facilmente removido da cadeira, permitindo um acesso mais fácil ao assento.
Suporte para brinquedos.

Leãozinho de plástico.

Chocalho.

O processo de fechamento da cadeira é simples. Primeiramente, deve-se dobrar o assento, unindo as duas partes (encosto e assento). Em seguida, basta apertar os botões azuis que ficam logo acima das pernas da cadeira. Com os botões pressionados, empurra-se os pés da cadeira em direção ao centro. Desmontada, a cadeira fica bem compactada e pode ser guardada em qualquer sobra de espaço pela casa.
Fechamento: dobra-se o assento.

Fechamento: dobra-se o assento.

Fechamento: dobra-se o assento.

Assento fechado.

Fechamento: aperta-se o botão azul.

Fechamento: use-se as pernas.

Fechamento: use-se as pernas.

O fabricante recomenda que se use sempre o cinto de segurança. A criança jamais deve ser deixada na cadeira desacompanhada. Outro alerta feito pelo fabricante é sobre a colocação do balanço: jamais sobre balcões, mesas ou degraus, pois os movimentos da criança podem fazer o balanço escorregar. Também não se recomenda usar a cadeira sobre superfícies macias, como camas, sofás ou colchões, pois o assento pode virar e causar sufocação. O fabricante não recomenda mover o balanço com o bebê no assento e o brinquedo também não deve ser usado como transporte de bebês.

Cadeira de balanço Bright Starts Fun on Safari
Vantagens: prática de montar e desmontar, confortável, possui cinto de segurança de 5 pontos, aba para proteção dos botões do cinto de segurança, regulagem de altura do cinto de segurança nos ombros, 6 opções de músicas relaxantes, 3 opções de programação do tempo de balanço, 6 opções de amplitude do balanço, tecnologia TrueSpeed, tecido bonito, suporte para brinquedos, aprovada para uso de bebês entre 3 kg e 11 kg, base estável, não desliza.
Desvantagens: tive um pouco de dificuldade em fechar a cadeira. Ao pressionar os botões, às vezes um deles emperra.
Preço: Não encontrei essa cadeira de balanço para vender no Brasil. Na Amazon.com ela custa em torno de US$ 60,00.