Ofurô Plasútil. |
Assim como a banheira, o uso do ofurô requer alguns cuidados. O primeiro deles (e bastante óbvio, por sinal) é JAMAIS NUNCA DE FORMA ALGUMA deixar o bebê no ofurô sem supervisão e sem segurá-lo. As tragédias acontecem em questão de segundos. Então, atenção nunca é demais.
Base antiderrapante. |
O ofurô que comprei tem capacidade para cerca de 17L de água. É bastante água. A recomendação é colocar um volume de água que permita que o bebê fique com os ombros submersos. Assim, ele sentirá menos frio, ficará mais confortável e poderá curtir melhor esse banho tão relaxante.
Antes de cada uso, eu esterilizo o ofurô jogando água fervente dentro dele. Portanto, tive o cuidado de procurar um produto livre de bisfenol A (BPA free), livre de toxidade.
BPA free. |
Outro fator que observei foi que as bordas do ofurô são arredondadas, evitando que o bebê se machuque. A base é antiderrapante, evitando deslizamentos.
Não tem muito segredo para usar o ofurô. Basta colocar água numa temperatura agradável (em torno de 37º C), colocar o bebê dentro e curtir o relax. Algumas pessoas seguram o bebê pelo pescoço. Eu prefiro passar a mão por baixo das axilas da minha filha. Me sinto mais segura assim. Mas não tem receita nem manual, cada mãe-bebê devem encontrar a forma como se sentem mais confortáveis.
Diferentes formas de se segurar o bebê no ofurô. |
O modelo que comprei tem um grande adesivo na parte de trás com instruções importantes.
Outra dica importante: não esqueça de apoiar o ofurô numa superfície firme. Embora o bebê esteja sendo segurado por você, não dá para arriscar, né? Imagina o balde virando, a água toda derramando e, o pior, o risco de machucar o bebê? Eu acabei colocando o ofurô no chão mesmo. Me agacho e dou banho nela assim.
Pra finalizar, uma foto da minha pequenininha curtindo seu banho super relaxante.
"Mamãe, esse tal de ofurô é legal mesmo. Relaxei tanto que fiquei zarolha". Risos...