terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Banho de ofurô: relax total

O assunto de hoje é banho. Embora já tenhamos falado muito sobre esse assunto por aqui, tem novidade (pelo menos para mim) na área: banho de ofurô. Minha primeira filha usou somente banheira convencional. Lembro que achei o ofurô caro demais quando fui comprar seu enxoval. "Mais de R$ 100,00 por um balde de plástico? Não, usaremos banheira mesmo". Com minha caçula eu também não tinha grandes pretensões de usar ofurô, não. Aliás, não sei com vocês, mas eu relaxei muito mais com a segunda filha em termos de planejamento. Deixei as coisas fluírem, aproveitei praticamente tudo que ainda tinha da minha primeira filha. A banheira anterior eu já havia doado, mas uma amiga queridíssima me emprestou a banheira da filha dela. Uma banheira ótima, grande, confortável, bem equipada. Aceitei de bom grado. Aliás, adoro receber herança dos bebês dos outros. Risos... Mas aí, no dia que saí às compras de algumas coisinhas do enxoval que estavam faltando, me deparei com o ofurô por um preço maravilhoso. Não tenho certeza, mas acho que não paguei nem R$ 40,00 por ele. Decidi trazê-lo pra casa. Foi a melhor coisa que fiz.

Ofurô Plasútil.
Minha filha tomou seu primeiro banho molhado somente após o umbigo ter caído. Foi orientação do pediatra e eu segui direitinho. Antes disso, só tomou o chamado banho seco (algodão molhado em água morna). Segundo o pediatra, quando mais se molha o coto umbilical, mas ele pode demorar a cair ou ter algum tipo de infecção por não ter sido higienizado ou secado corretamente. Na dúvida, segui a recomendação médica. O primeiro banho molhado foi dado na banheira. Mas, como era de se esperar, minha filha não aprovou muito, não. Se sentiu perdida mesmo eu estando com ela no colo. Eu me molhei bastante justamente porque mantive ela colada em mim para que ela se sentisse mais acolhida e sem frio. No dia seguinte, resolvi testar o ofurô. A reação dela mudou da água pro vinho. Assim que ela foi submersa na água morninha, parou de chorar e relaxou. Relaxou tanto que soltou logo 3 puns seguidos. Risos... Foi maravilhoso. Com ela relaxada, pude banhá-la sem pressa. Passei sabonete na sua cabecinha, no corpinho... Não foi só ela que relaxou, não. Aliás, qual mãe não relaxa ao ver seu bebê tranquilo? Minha filha só chorou quando foi retirada do ofurô. Queria passar o dia na vida boa. Risos...

Assim como a banheira, o uso do ofurô requer alguns cuidados. O primeiro deles (e bastante óbvio, por sinal) é JAMAIS NUNCA DE FORMA ALGUMA deixar o bebê no ofurô sem supervisão e sem segurá-lo. As tragédias acontecem em questão de segundos. Então, atenção nunca é demais.
Base antiderrapante.

O ofurô que comprei tem capacidade para cerca de 17L de água. É bastante água. A recomendação é colocar um volume de água que permita que o bebê fique com os ombros submersos. Assim, ele sentirá menos frio, ficará mais confortável e poderá curtir melhor esse banho tão relaxante. 

Antes de cada uso, eu esterilizo o ofurô jogando água fervente dentro dele. Portanto, tive o cuidado de procurar um produto livre de bisfenol A (BPA free), livre de toxidade.
 
BPA free.

Outro fator que observei foi que as bordas do ofurô são arredondadas, evitando que o bebê se machuque. A base é antiderrapante, evitando deslizamentos. 


Não tem muito segredo para usar o ofurô. Basta colocar água numa temperatura agradável (em torno de 37º C), colocar o bebê dentro e curtir o relax. Algumas pessoas seguram o bebê pelo pescoço. Eu prefiro passar a mão por baixo das axilas da minha filha. Me sinto mais segura assim. Mas não tem receita nem manual, cada mãe-bebê devem encontrar a forma como se sentem mais confortáveis. 
Diferentes formas de se segurar o bebê no ofurô.

O modelo que comprei tem um grande adesivo na parte de trás com instruções importantes.







Outra dica importante: não esqueça de apoiar o ofurô numa superfície firme. Embora o bebê esteja sendo segurado por você, não dá para arriscar, né? Imagina o balde virando, a água toda derramando e, o pior, o risco de machucar o bebê? Eu acabei colocando o ofurô no chão mesmo. Me agacho e dou banho nela assim. 

Pra finalizar, uma foto da minha pequenininha curtindo seu banho super relaxante.



"Mamãe, esse tal de ofurô é legal mesmo. Relaxei tanto que fiquei zarolha". Risos...

1 comentários:

Ana Sarubbi disse...

Perdi toooodo o comentário de novo! Desisto!! Buaaa

Postar um comentário