quinta-feira, 4 de julho de 2013

O que levar para a maternidade?

A postagem de hoje foi sugerida por uma amiga muito querida que está gravidíssima e espera uma princesa para agosto. Sei não, mas acho que agosto é o mês das meninas lindas. Risos... Vou falar um pouco sobre o que levar na bolsa do bebê e da mamãe para a maternidade. Antes de mais nada, acho prudente preparar a bolsa com uma certa antecedência. Nunca se sabe, né? Vai que seu bebê resolve se apressar... é bom estar prevenida. E vale lembrar que todas as roupinhas e acessórios que o bebê vai usar precisam ser lavados com sabão de coco, secados e passados. Para as mamães que moram no Sul/Sudeste, que agora estão enfrentando o inverno, é bom se programar bem para que as roupinhas sequem a tempo.
 
Listinha que fiz em julho de 2012, no mês anterior ao nascimento da minha filha.

Bom, o que levar para a maternidade é algo meio pessoal, na minha opinião. Vou listar aqui o que eu levei e o que foi importante para mim. Vale lembrar que em cada região do Brasil as coisas funcionam de uma certa forma. Na cidade onde moro, se não houver nenhuma intercorrência com bebê ou mamãe durante ou após o parto, costuma-se ter alta 24h após o parto, independente se o parto foi normal ou cesariana. Claro que, se na sua cidade o padrão é ficar internada 3, 4 dias, a quantidade que eu sugerir aqui não será suficiente. Então, vamos lá:

Bolsa do bebê:
  • 3 macacões RN (não usei nenhum)
  • 6 conjuntos pagão (levei 6 porque fiquei indecisa sobre qual levar. Risos... Minha filha usou 3 conjuntos: um assim que nasceu, outro quando fez cocô e outro quando foi tomar banho para ter alta)
  • 1 manta de algodão (levei apenas uma, mas se você quiser ser precavida, pode levar 2 mantas, caso uma delas suje)
  • 1 xale de linha ou lã (acho que não precisa do xale caso você leve duas mantas)
  • 2 casaquinhos de lã (os bebês nascem sem saber controlar direito a temperatura corporal. Além disso, as maternidades têm ar condicionado e é aconselhável aquecer bem seu bebezinho para ele não se sentir desconfortável)
  • 4 pares de meia (para aquecer os pezinhos)
  • sapatinhos de lã (não lembro a quantidade que levei, mas eram combinando com as roupinhas. Risos...)
  • 6 a 8 fraldas de tecido (é bom levar uma quantidade grande porque você precisa forrar tudo, inclusive sua roupa, que for entrar em contato com o bebê)
  • 1 pacote de fralda P (como minha filha nasceu grande, não usou fralda RN. É interessante ver no ultrassom o tamanho estimado de nascimento e levar, por precaução, um pacote RN).
  • pano de boca (para limpar o rostinho do bebê. Eu não usei)
  • Enfeite de cabelo (para as meninas) ou gorro (caso você ache que seu bebê terá frio. Minha filha não usou e não sentiu frio)
  • Brincos (as orelhas foram furadas na maternidade)
  • Bebê conforto (fundamental para voltar pra casa)
  • Cortina para sol (caso o bebê tenha alta de dia. Você também pode usar uma fraldinha ou um pedaço de tecido e prender no vidro do carro, para o sol não incomodar seu bebê).
  • Pomada para assadura (as enfermeiras usaram a do hospital)
  • Pente ou escova para cabelo (as enfermeiras usaram a do hospital)
Levei cada combinação de roupa/sapato/enfeite de cabelo embalados num saquinho. Comprei no supermercado mesmo aqueles saquinhos com zíper (saco ziplock, como estes https://www.google.com.br/search?q=saco+ziplock&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=zH_VUdmVLeTl0QG91YH4AQ&sqi=2&ved=0CEYQsAQ&biw=1517&bih=870) . Além de proteger melhor as coisinhas do bebê, ficava mais fácil para eu dizer para alguém da minha família qual roupinha dar à enfermeira. Bastava levar o saquinho com tudo dentro.

Bolsa da mamãe
  • 3 camisolas de amamentar (aquelas que têm abertura na frente e que facilitam muito nossa vida)
  • 1 penhoar ou robe (afinal, você irá receber visitas)
  • Chinelo ou sandália de dedo (o chão do quarto/enfermaria costuma ser frio)
  • 2 ou 3 sutiãs de amamentação (acabei usando apenas um, pois meu leite só desceu no 3º dia de amamentação, até então era apenas o colostro que não suja nem vaza, e um sutiã foi suficiente)
  • Concha ou absorvente para seios (não usei pois não houve necessidade)
  • 5 a 8 calcinhas grandes (é bom levar uma quantidade grande caso haja necessidade de troca. Sugiro calcinha grande por ser mais confortável)
  • Absorvente pós-parto (comprei um absorvente pós-parto comum, mas as enfermeiras do hospital disseram que ele não era bom e pediram para minha família ir na farmácia ao lado do hospital comprar o absorvente Maxi Geriatric pós-parto / pós-operatório da Biofral. Ele realmente é muito bom, custa cerca de R$ 9,00 o pacote com 20 unidades. Comprei apenas um pacote e ainda sobrou)
  • Xampu e condicionador (não usei pois lavei os cabelos antes de ir para a maternidade)
  • Sabonete
  • Desodorante (levei um sem perfume para não irritar minha filha)
  • Escova de dente
  • Creme dental
  • Câmera (era mais fácil eu esquecer a minha bolsa toda do que a câmera. Risos...)
  • Carregador (imagina a bateria acabar bem na hora H?)
  • Enfeite de porta (levei um enfeitinho para a porta do nosso quarto na maternidade e que depois ficou na porta do quarto da minha filha)
  • Lembranças de nascimento (para as visitas que forem à maternidade)
  • Guia de internação e documentos.
Absorvente pós-parto. Fonte:
http://www.clicasorocaba.com.br/babyshow/produto/46/saude/higiene-beleza/higiene-intima/absorventes/absorvente-maxi-geriatric-pos-parto-operatorio-tam-unico-20-unidades

Boa sorte a todas as mamães que estão nos últimos preparativos para receber o mais lindo presente de Deus. Aproveitem muito essa fase gostosa de despedida da barriga. Mas aviso logo: o que vem a seguir é muuuuuuuuuuuuuuito melhor!

3 comentários:

Unknown disse...

Amei o post só para variar...rs. Aqui em Salvador ficamos 3 dias, internei no domingo a noite e só tive alta na quarta pela manhã, ai já viu ne? Multiplica muitas coisas ai...rs. E o meu parto foi de surpresa, não levei nada no dia da internação, pense q passei o primeiro dia com a roupa do hospital? A minha sorte q tinha deixado a sacola de Duda semi pronta e minha irmã só pegou em casa...mas no final deu tudo certo. Beijos amiga

Melzinha

Daniela Bandeira disse...

Muito legal o post!
Eu também separei as roupinhas em saquinhos, já com tudo combinando. Facilita muito mesmo a vida =)

E acredita que na correria para ir para o hospital, levei minha câmera sem o cartão de memória dentro?? Quase pirei quando descobri!! Sorte que a minha mãe também levou a câmera dela hehe

beijos

Unknown disse...

Uau!
Eu piraria, com certeza.
Risos...
Ainda bem que sua mãe salvou a pátria.
Aliás, as mães sempre salvando.
:P
Beijo.

Postar um comentário