domingo, 10 de março de 2013

Chupeta: mocinha ou vilã?

Esse é um tema que sempre provoca polêmica. Permitir ou proibir o uso da chupeta? Ela realmente deforma os dentinhos da criança? Causa dependência? Atrapalha o aleitamento? Traz algum benefício? Bom, não tenho formação em odontologia para analisar com conhecimento de causa os efeitos do uso da chupeta na arcada dentária, então vou falar apenas como alguém que já conviveu com algumas crianças, adeptas e não adeptas da chupetinha. Eu nunca fui uma pessoa radical, que acha que algo é totalmente permitido ou proibido. Sou a favor do equilíbrio e do bom senso. Em alguns cursos de gestante que fiz, durante a gravidez, ouvi algumas mães dizerem que jamais comprariam chupeta ou mamadeira para seus filhos porque não permitiriam que eles usassem, alegando os motivos que já mencionei acima. Primeiro, discordo desses malefícios, desde que a chupeta seja usada com moderação. E acho que ‘jamais’ é uma palavra muito forte. Então, aqui em casa a coisa funciona da seguinte forma: eu não estimulo o uso da chupeta, não ofereço sem motivos (e já, já vou falar sobre esses motivos), mas também não impeço minha filha de usar nos momentos em que acho necessário. Veja bem, isso funciona para minha família, minha realidade. Não estou ditando regra pra ninguém nem dizendo que eu estou certa. O que funciona aqui pode não funcionar aí. Cada mamãe sabe o que é melhor para seu filho e cada criança é um universo diferente. Então, aqui em casa, a chupeta é usada somente nas seguintes situações: 1. Dor (dia de vacina ou quando ela sofre algum machucado). 2. Alto grau de irritação (por exemplo, quando está com muito sono e não consegue encontrar o caminho até os braços de Morfeu). Fora essas situações, não ofereço a chupeta. Para mim (de novo, lembro que não estou vendendo uma ideia nem condenando quem faz diferente), a chupeta é um acessório que serve para acalmar, consolar a criança em situações que nada mais funciona. Então, minha filha não precisa de chupeta enquanto está brincando, passeando, se divertindo... Acredito que, usada dessa forma, a chupeta não causa deformação na arcada dentária das crianças nem atrapalha o aleitamento. Pelo menos aqui em casa, não atrapalhou. Minha filha sempre mamou bem e nunca rejeitou meu seio por usar chupeta ou mamadeira (esse é um assunto para próximas postagens). Sobre a arcada dentária, ainda não posso falar, pois ela só tem 4 dentinhos. Risos... Mas acredito que crianças que passam o dia com a chupetinha na boca ou que demoram a largar esse acessório terão, sim, problemas futuros de deformação na boquinha. Aliás, todas as crianças que conheço que usam a chupeta depois de completarem 2 ou 3 anos de idade têm a boquinha deformada. Todas, sem exceção. Acredito que um aparelho ortodôntico resolva esse problema, mas acho que deve ser mais fácil evitá-lo. Quer dizer, fácil, fácil não deve ser. Imagino que mamães e papais precisem enfrentar muita birra, noites em claro e muito chororô nesse período de despedida da chupeta. Mas é preciso enfrentá-lo.


Bom, o objetivo dessa postagem não é defender ou condenar o uso da chupeta, e sim, falar sobre o que deu certo conosco. Existem dois tipos de chupeta: com bico redondo e bico ortodôntico (o mesmo vale para as mamadeiras). Cada bebê tem sua preferência. Outro dia, na sala de espera do pediatra, ouvi uma mamãe dizer que o filho dela não conseguia pegar chupeta de jeito nenhum. Mas, por conta da necessidade de sugar que todos os bebês têm, o garotinho estava usando o seio da mãe de chupeta. Ou seja, ele passava o dia inteiro pendurado no peito da mãe, ora mamando, ora chupetando. Perguntei que tipo de chupeta ela estava oferecendo pro bebê e ela me mostrou: era uma com bico ortodôntico. Comentei que minha filha detestava bicos ortodônticos e só pegou a chupeta quando ofereci uma com bico redondo. E lembrei que havia os bicos redondos pequenos (para bebês menores de 6 meses) e os bicos redondos maiores. No mês seguinte, coincidentemente, nos encontramos novamente no pediatra e ela me disse que o bebê tinha virado o maior chupetador da paróquia. Risos... Então, as mamães precisam ficar atentas ao tipo de bico. Ao preparar o enxoval, o melhor mesmo é comprar apenas uma ou duas chupetas com bico ortodôntico e mais uma ou duas com bico redondo. Dependendo da preferência do seu bebê, você aumenta o estoque. Hoje em dia, minha filha tem 6 meses e usa chupetas com os dois tipos de bico, sem distinção. Ou seja, as preferências mudam.
À esquerda, bico redondo tamanho 1 (menores de 6 meses). À direita, bico redondo tamanho 2 (maiores de 6 meses).
Minha filha já usou as chupetas da Nuk, Lillo, Fiona, Kuka, MAM, Chicco. Não vi grandes diferenças entre elas, com exceção da MAM (e já, já explico o motivo). A maioria dos fabricantes têm modelos com bicos de silicone ortodônticos e redondos, alça para prendedor, furinhos que permitem a ventilação, base curva para melhor encaixe na boquinha do bebê. Todas são coloridas e com estampas bonitinhas. 
Bico ortodôntico.

Bico redondo.

A grande diferença está no preço. Enquanto alguns modelos da Fiona custam cerca de R$ 5,00, as chupetas da Nuk chegam a R$ 15,00, R$ 20,00 brincando. Mas, pasmem, existem chupetas beeeem mais caras. As chupetas da MAM, por exemplo. Elas são realmente lindas, ok. E o bico ortodôntico é simétrico, ou seja, não existe um lado certo, a criança pode colocar a chupeta na boca de qualquer jeito sem problemas. A MAM também patenteou o bico Silk Touch, que tem uma textura exclusiva mais macia do que os outros bicos de silicone comuns. O defeito da chupeta MAM, na minha opinião, além do preço é a ausência da alça para prendedor de chupeta. Ou seja, as chupetas são boas (e caras), mas você não pode prendê-las, de forma que se você estiver na rua e a chupeta cair no chão, dançou, só outra. Para algumas mamães, a ausência da alça é um ponto positivo. Para mim, não. Existe um modelo da MAM, a MAM Night, que brilha no escuro. Isso é bem legal porque algumas vezes é difícil achar a chupeta no escuro, no meio da noite. Uma chupeta fluorescente, com certeza, é encontrada mais facilmente. Mas acho que só dá pra ser usada nessas ocasiões, na cama ou no berço, quando não precisam estar presas à roupa da criança. 
MAM Night brilha no escuro.

A chupeta Nuk tem bolinhas em alto relevo na alça. Isso facilita o trabalho da criança em pegar a chupeta, que não desliza tão fácil da mãozinha do bebê.
Alça antiderrapante.

A Chicco tem um modelo de chupeta completamente feita em silicone. Não vi vantagem nenhuma nesse modelo. Quer dizer, a única vantagem é poder ser usada como mordedor, mas acho que os fabricantes não tinham essa intenção quando lançaram esse modelo no mercado. Na fase do nascimento dos dentinhos incisivos superiores, minha filha tirava a chupeta da boca e, por ser macia, usava como mordedor. O fato da chupeta ser transparente torna a tarefa de encontrá-la à noite, no berço, uma missão quase impossível. Já me aconteceu de ficar tateando no berço em busca da chupeta perdida enquanto minha filha chorava. Chupeta da Chicco pra dormir não rola mais aqui.

Chicco Silicone.

Chicco Silicone.

Chicco Silicone com bico ortodôntico.

Chicco Silicone.


Agora, se tem uma chupeta chique é a MAM com Cristais Swarovski. Hehehe... Quem sabe na próxima encarnação eu nasça bem rica e/ou bem fútil e tenha coragem de dar R$ 350,00 numa chupeta. Risos...

MAM com Cristais Swarovski.

Chupetas Fiona
Vantagens: preço, base curva, alça, bico de silicone nos modelos ortodôntico e redondo.
Desvantagens: só existe uma posição correta para modelo ortodôntico.

Chupetas Kuka
Vantagens: preço, base curva, alça, bico de silicone nos modelos ortodôntico e redondo.
Desvantagens: só existe uma posição correta para modelo ortodôntico, alguns modelos não possuem base curva.

Chupetas Lillo
Vantagens: preço, base curva, alça, bico de silicone nos modelos ortodôntico e redondo.

Desvantagens: só existe uma posição correta para modelo ortodôntico.

Chupetas Chicco
Vantagens: alça, bico de silicone no modelo ortodôntico.
Desvantagens: só existe uma posição correta para modelo ortodôntico, o modelo de silicone é difícil de ser encontrado à noite, no berço.

Chupetas Nuk
Vantagens: preço, base curva, alça antiderrapante, bico de silicone no modelo ortodôntico.
Desvantagens: só existe uma posição correta para modelo ortodôntico.

Chupetas MAM

Vantagens: bico ortodôntico simétrico (não existe um lado certo), bico Silk Touch (textura exclusiva mais macia do que os outros bicos de silicone comuns), base curva. O modelo MAM Night brilha no escuro.
Desvantagens: preço, ausência da alça para prendedor de chupeta.

5 comentários:

Rê Martins disse...

Oi Talita!!

Eu de novo aqui...
Comprei duas chupetas, e ganhei uma terceira, todas da nuk, por ter lido um estudo com os bicos de chupetas e mamadeiras da nuk.
Sou fisioterapeuta, e não odontóloga, mas eu acredito que o bico ortodôntico tenha um menor prejuizo na arcada dentária dos pequenos.
Nunca me passou pela cabeça a possibilidade da minha bebê não pegar o bico ortodôntico.
As mamadeiras tb foram compradas com bico ortodôntico.
Meu afilhado usa a chupeta com bico ortodôntico, e a mamadeira com o bico redondo. Tentei modificar aqui em casa o bico da mamadeira, mas mesmo sem ele colocar na boca, ele fazia cara de que não ia gostar. Não aceitou de maneira alguma, nem experimentar... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ahhh só mais uma coisa, eu usei chupeta até os 3 anos, e não tive nenhum problema com a arcada dentária. Meus dentes são certinhos, nunca precisei usar aparelho..

Um beijo em vc e na Thais!!

Unknown disse...

Oi, Rê!
Que bom ver você por aqui!
Bom, eu tenho mamadeiras e chupetas Nuk e gosto bastante da marca.
Também acho que o bico ortodôntico traz menos prejuízos à arcada dentária. Principalmente no caso de chupetas, já que as crianças passam mais tempo usando chupeta do que mamadeira.
Quando era recém-nascida, Thais não aceitou chupeta com bico ortodôntico de jeito nenhum.
Agora, ela aceita na boa, sem problemas.
Quanto à mamadeira, ela usa bico universal e o bico ortodôntico da Nuk.
Os bicos ortodônticos da Kuka e da Fiona ela rejeitou com gosto de gás. Risos...
Beijos.

Anônimo disse...

oooie..só passando pra dizer uma coisa rsrs
as chupetas da mam tem prendedores, que sao da mesma marca..e eles encaixam na parte redonda da chupeta...eu adorooo!!!
e tb ja vi essas chupetas com brilhos por beeeeem menos...
:D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oiii!
Verdade, as chupetas da MAM têm prendedores, mas são mais caros que os prenderores de chupetas de outras marcas :/
As chupetas com brilho são caras, de qualquer forma, e eu não tenho coragem de dar mais de 20, 30 reais numa chupeta, seja lá qual seja o modelo.
Beijo.

Postar um comentário